Penha e suas 19 lindas praias!

Penha e suas 19 lindas praias!

PRAIA DA ARMAÇÃO:

Praia urbana e a mais frequentada pelos turistas. A Praia da Armação é pura agitação.
A Praia da Armação possui 6 km de extensão, a maior da cidade, ocupando toda a orla do Centro de Penha. Abrange as praias do Manguinho, Fortaleza e a Praia do Quilombo.
Com a excelente infraestrutura turística pela região central da cidade, é a praia mais procurada pelos turistas na alta temporada, com muitos restaurantes, comércio e rede hoteleira.
As Praias que compõe a Armação são de mar aberto, com águas limpas e calmas, ideal para banhos. O local também é bastante procurado para passeios de barcos e pescarias.
Praia de Manguinho: uma das mais tranquilas praias de Penha possui boa faixa de areia dourada, com mar de águas calmas e cristalinas, propícias para banhos e prática de esportes náuticos. Há muitas árvores próximas, então não se preocupe com o guarda-sol.
Praia da Fortaleza: formações rochosas separam a Praia da Fortaleza da Praia da Armação. Possui mar aberto de águas calmas, ideais para banhos.
Praia do Quilombo: possui 1.000 metros de extensão, com ondas fortes, atraindo muitos surfistas.

PRAIA DO TRAPICHE:

Uma das praias mais frequentadas de Penha, a praia de pescadores ganhou fama por causa do seu trapiche que faz a festa dos banhistas. os turistas passam horas pulando no mar esperando a hora do pôr do sol, que por sinal é bem bonito. No Trapiche você encontra alguns restaurantes com bons pratos, alguns baratos, outros nem tanto, ou seja, tem para todos os gostos!

PRAIA DE SÃO MIGUEL: 

Os barcos de pesca enfeitam as águas da Praia de São Miguel, bem pertinho do município vizinho de Navegantes.
Localizada a 10 km do Centro de Penha e a 8 km do município de Navegantes, a Praia de São Miguel é movimentada pelos barcos de pesca. A vila de pescadores segue com vida simples e ambiente agradável.
A Praia tem mar de águas calmas que são ideais para pesca e seguras para banho. O local é bastante procurado para acampamentos à beira-mar.

PRAIA DE SÃO ROQUE:

A Praia de São Roque é puro ecoturismo, com costões de pedra e natureza preservada.
A Praia de São Roque, a 8,5 km do centro de Penha, tem sua orla limitada pelos costões de pedra, não havendo faixa de areia para praia, mas sua beleza agreste impressiona quem a visita.
A praia é própria para ecoturismo sobre as pedras e também para captura de mariscos e siris. O acesso é feito por caminhada a partir da Praia Vermelha.

PRAIA VERMELHA:

Natureza intocada e ondas fortes são as características da Praia Vermelha. Um refúgio para ecoturismo e descanso.
A Praia Vermelha, a 8 km do Centro de Penha, possui acesso pela estrada pavimentada que passa pela Praia de São Miguel ou pela estrada de chão, desde a Praia Grande. Após, há uma pequena trilha para chegar à praia.
Esta dificuldade de acesso preservou as belezas naturais, que estão quase intocadas. Assim, é uma das praias mais lindas de Penha, com mar aberto de águas cristalinas, boas ondas e larga faixa de areia, emolduradas por costões de rochas, sendo ideal para ecoturismo, surf e mergulhos. É também bastante procurada para pesca, principalmente na época da tainha.
A Praia ganhou este nome devido aos dias de chuva forte, onde as águas escorrem das pedras para a praia carregando a terra de coloração avermelhada, que fica sobre a areia durante alguns dias. Daí o nome Praia Vermelha.

PRAIA DO CAMINHO:

Para chegar a esta praia é preciso caminhar. A Praia do Caminho reserva muitas belezas.
A Praia do Caminho é uma pequena extensão da Praia Vermelha, com acesso realizado a pé por meio de uma trilha.
As areias são claras e fofas e as águas do mar límpidas e mansas, um ótimo ponto para banho.

PRAIA DO MONGE:

Deserta e preservada: a Praia do Monge é um reduto escondido para fugir do agito urbano.
A Praia do Monge tem acesso apenas para pedestres pela Praia Vermelha, a 8 km do Centro de Penha, por meio de uma propriedade particular.
É uma praia pequena, com pouca faixa de areia, deserta e de águas cristalinas e calmas. É pouco frequentada pelos veranistas, sendo um refúgio escondido em meio à natureza preservada da Mata Atlântica.

PRAIA DO LUCAS:

Com um cenário encantador, a Praia do Lucas está localizada a 9km do centro de Penha, é rodeada pela Mata Atlântica. Ideal para descanso em meio à natureza.
A Praia do Lucas é uma praia deserta que tem acesso para pedestres por uma trilha ecológica a partir da Praia Vermelha. Devido à caminhada para chegar até a praia, ainda mantém a paisagem natural preservada.
Possui mar com ondas fortes e águas cristalinas, ótimas para banhos, mergulho e também para a pesca de arremesso.

PRAIA GRANDE:

Boa infraestrutura turística e belos pontos naturais fazem da Praia Grande uma das mais procuradas em Penha.
A Praia Grande fica a 7 km do Centro de Penha, aos pés do Morro da Vigia, onde fica o mirante. O local possui boa infraestrutura turística, com restaurantes, bares, comércio e pousadas.
A Praia possui mar de águas agitadas, com muitas ondas, favorável para prática do surf e outros esportes náuticos.

PRAIA DO POÁ:

As belezas naturais são o grande atrativo da Praia do Poá, selvagem e quase deserta.
A Praia do Poá está separada da Praia Grande por formações rochosas e ainda é pouco procurada pelos turistas, pois o acesso é via trilha por entre as pedras.
Possui mar tranquilo de águas límpidas, ideais para banhos.

PRAIA PONTA DA VIGIA:

Um dos pontos mais altos da região, a Ponta da Vigia oferece linda vista das praias.
Com acesso por entre a bela Mata Atlântica a partir da Praia Grande, a Ponta da Vigia fica no Morro da Vigia, um mirante muito procurado pela bela vista que proporciona de grande parte de Penha e das Ilhas Feia e Itacolomi.
O local servia como ponto de observação aos caçadores de baleias e pode-se avistar toda a baía da Praia da Armação até o norte do Balneário de Piçarras.

PRAIA DA PACIÊNCIA:

Ao pé do Morro da Vigia se apresenta uma pequena faixa de areia com belas formações rochosas: é a Praia da Paciência.
Pelo mesmo caminho que leva a Ponta da Vigia, mas pegando a esquerda, chega-se a reservada Praia da Paciência, com uma paisagem que lembra corais. São formações rochosas desgastadas pela ação do mar, que se modificaram.
O nome Paciência vem da época que os pescadores ficavam pacientemente esperando um sinal do observador que estava na Ponta da Vigia para sair a alto mar à caça das baleias.
As águas são tranquilas, boas para banho, e na alta temporada um pequeno bar serve petiscos e bebidas aos visitantes.

PRAIA DA ARMAÇÃO DO ITAPOCORÓI:

A Praia da Armação do Itapocorói tem muita história e não é apenas de pescadores.
As inúmeras embarcações da vila de pescadores da Armação do Itapocorói, a 7 km do Centro de Penha, seguem decorando o mar para o sustento da família. Há muitos anos, a praia serviu para desembarque dos primeiros colonizadores e até hoje os 800 metros de orla concentram belezas e economia.
O local tem este nome devido a ‘armações’, que eram locais que concentravam o trabalho de pesca e beneficiamento da baleia. A Armação do Itapocorói até hoje é uma colônia de pescadores, onde é possível comprar os produtos fresquinhos vindo do mar.
Com mar calmo e protegido dos ventos, é indicada apenas para pesca, não sendo boa para banhos.

PRAIA DA CANCELA:

Com pequena extensão, mas belezas únicas. A Praia da Cancela é local de banhos, caminhadas e lazer.
Localizada a menos de 7 km do centro de Penha, a Praia da Cancela possui pequena orla, limitada pelas pedras de um lado e pelo trapiche da Praia de Armação do Itapocorói do outro.
As águas do mar em meio às pedras formam uma piscina natural, bastante tranquila, ideal para banhos. Além disso, a praia proporciona ótima vista das embarcações ancoradas na baía de Armação e da Igreja de São João Batista, construída em 1759.

PRAIA DA SAUDADE E PRAIA DA LOLA:

Enseada residencial de belezas naturais. As Praias da Saudade e da Lola são pequenas, mas com muitas atrações.
A Praia da Saudade e a Praia da Lola são bem próximas do Centro de Penha. São residenciais, com muitas casas à beira-mar, e ao fundo é possível avistar a Ilha Feia.
Praia da Saudade: conhecida também como Prainha é uma enseada pequena, excelente para banhos de sol e de mar e propícia para esportes náuticos, onde no verão lanchas e iates passeiam pelo local e a banana boat diverte os veranistas. Há ainda um calçadão à beira mar com alguns quiosques e estacionamentos.
Praia da Lola: é uma pequena extensão da Praia da Saudade, com mar de águas calmas, ideal para banhos.

BACIA DA VOVÓ:

A Bacia da Vovó reúne piscinas naturais ideais para banhos refrescantes em meio à natureza preservada.
A Bacia da Vovó fica entre a Praia Alegre e a Praia da Saudade e é um pedacinho de praia limitada por pedras que formam belas piscinas naturais de águas cristalinas e calmas, ideais para banhos. Por estas características, ganhou o nome de Bacia da Vovó, e muitos idosos preferem esta praia.
O local é um reduto natural, pois fica entre mata e costões, que são utilizados pesca de arremesso.

PRAIA ALEGRE:

Emoldurada por áreas frondosas e centenárias, a Praia Alegre é a última praia de Penha, já pertinho de Piçarras.
A Praia Alegre fica a 2,5 km do Centro de Penha, já na divisa com a bela vizinha Piçarras. A Praia é bastante procurada pela boa infraestrutura com quiosques espalhados pela orla e mar de águas calmas, pois pela sua localização (delimitada pelos canais de Piçarras à esquerda e pelo Rio Iriri à direita) não sofre interferência das correntes marítimas.
Com larga faixa de areia emoldurada por árvores centenárias e uma iluminação decorativa à beira-mar, é frequentada durante o dia e a noite.
Na Praia Alegre acontecem muitas etapas de campeonatos esportivos, como o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski. Além disso, é palco de eventos de lazer na alta temporada e apresentações artísticas e musicais.

#visiteolitoralcatarinense

Fonte: https://www.guiaviagensbrasil.com/sc/praias-de-penha/

Como chegar em Penha? Como chegar em Penha?
Guia Turístico! Os melhores destinos Guia Turístico! Os melhores destinos